Uma contabilidade com conhecimento em direito tributário mantém uma temática robusta e passa credibilidade para seus clientes, já que essa função pode ser complexa para diversos profissionais. Para fazer uma análise sobre a contabilidade tributária de uma empresa, o contador precisa unir seu conhecimento contábil com o direito tributário, para o equilíbrio sobre as informações de tributos. Irregularidades podem ser encontradas durante a análise na gestão tributária, algo que pode prejudicar as empresas. Para que isso não ocorra, é necessário estar em dia com os impostos e declarações, além de um planejamento tributário adequado para que a empresa exerça suas funções dentro da lei e tenha sua economia financeira equilibrada.
Quando um escritório de contabilidade tem noção de direito tributário ou alguma consultoria de um escritório de advocacia especializado no assunto, é certo que as finanças caminhem de acordo com a lei e se mantenham estáveis.
Separamos algumas dicas sobre contabilidade tributária que poderão auxiliar sua empresa. Confira.
Tenha sempre os documentos em dia
Quando um contador tem os documentos de seu cliente em dia, é sinal que a contabilidade tributária está equilibrada, pois em uma documentação contábil precisa ter essa prioridade para que o trabalho desenvolvido não seja prejudicado.
Fique atento sobre as mudanças na legislação
A todo momento, a legislação tributária no Brasil sofre mudanças. Estar atento ao que ocorre traz uma segurança quanto as atualizações que são constantes e rápidas, deixando as documentações sempre em dia de acordo com a lei. Além disso, o profissional responsável pela contabilidade, precisa estar sabido quanto a Constituição Federal de 1988 (CF/88) e o Código Tributário de 1966 (CTN).
Pesquise os benefícios que seu cliente pode ter
Você já ouviu falar em elisão fiscal? Esse termo conduz ao procedimento de redução ou eliminação de tributos através da ausência de uma norma específica. Seu desenvolvimento tem fundamento com ordenamento jurídico sendo então legítima e lícita. Um contador com a expertise em economia financeira, terá conhecimento o suficiente para a aplicação da elisão fiscal. Para isso, o profissional precisará ter conhecimento em legislação federal, estadual e municipal de seus clientes individualmente, regimes tributários, competência em gerar redução da base de cálculo do tributo e outros conhecimentos que darão um impulsionamento melhor na administração das finanças de uma empresa.
Trace metas e planeje a contabilidade tributária
Um planejamento feito por um contador será baseado nas metas para as atividades que serão realizadas na contabilidade tributária. Quando isso não é feito, a desorganização poderá atrapalhar e causar atrasos nos tributos, além de oportunidades que ajudariam a empresa que está sendo cuidada. O planejamento baseado em uma agenda programada com as atividades que serão realizadas, torna-se uma opção para manter uma boa organização das metas que foram traçadas.
Checkup dos registros antigos
Toda empresa mantém seu histórico de tributos quitados. Fazer um levantamento dos arquivos dos últimos anos, ajuda a entender a economia financeira do cliente, em que a identificação de créditos fiscais pode ser possível e analisado os que tiverem aproveitamento. Quando um crédito é encontrado, o contador poderá direcionar o uso da melhor forma para que seu cliente saia beneficiado através de compensação ou restituição.