É sabido que o agronegócio tem o poder da geração da economia no país com a representação de pelo menos 26,6% do PIB (produto interno bruto) registrado em 2020, sendo apenas no primeiro trimestre de 2021 com o crescimento de 10%. Os quantitativos são um sinal valioso para o Brasil, já que a movimentação econômica recebe os reflexos do agronegócio. Porém, há a necessidade de alguém para gerir todo esse crescimento de maneira organizada e planejada. Neste caso, o ideal é deixar a gestão tributária sob a orientação de profissionais experientes na área, como advogados ou escritórios especializados em direito tributário.
A tecnologia e o avanço de tecnologias disruptivas tem feito com que o Agronegócio caminhe junto com o crescimento dessas informações que chegam de maneira rápida e volumosa, ou seja, é necessário se manter atualizado a todo instante do que acontece no país e em âmbito mundial, para que a competitividade se mantenha equilibrada e novas estratégias de negócios sejam traçadas.
A disruptividade das tecnologias no agronegócio
Sabemos que o Agronegócio costuma ser um ramo passado de geração para geração e nem sempre durante as sucessões, a tecnologia está presente para manter os gastos e lucros equilibrados na saúde financeira do negócio. Diante disso, a criação de um sistema operacional com foco administrativo pode gerar um panorama mais amplo e atualizado sobre a vida financeira do negócio.
Em grande parte, os produtores possuem um foco mais na produção e nem sempre tem o domínio da tecnologia, quiçá de algum sistema tributário, que possa auxiliar com os impostos e recursos que pode receber através dos tributos. É nesse ponto que a gestão tributária entra como auxilio para os negócios da empresa.
Todas as tributações que envolvem um sistema de agronegócio possuem suas nuances e apenas com um bom manuseio pode tornar o negócio como utilidade sobre os impostos pagos. Com a gestão tributária de um profissional, é possível que sejam resgatados recursos desses impostos para que o produtor adquira máquinas, insumos e até a devolução direta de dinheiro em conta.
Como gerenciar tributos no agronegócio?
A economia brasileira tem sido movimentada através da exportação, com um aumento considerável pelo agronegócio, fazendo com o que o movimento financeiro aumentasse através das toneladas enviadas para fora do país. Como ter o controle sobre tantos produtos exportados? Há benefícios que podem ser resgatados pelos produtores quando a gestão tributária está equilibrada e bem gerenciada.
De acordo com os Dados da Confederação Nacional de Agricultura, em 2020, foi apresentado o valor de 100 bilhões de dólares com o crescimento de 4,1% sobre o ano anterior, repercutindo num saldo positivo de 87,8 bilhões de dólares para produtos agropecuários. Os continentes mais requisitados para a exportação de produtos do agronegócio se divide entre a Ásia (52,6%), a União Europeia (16,2%) e a América do Norte (6,9%).
Com isso, um ponto de atenção que precisa ser destacado é sobre a carga tributária no Agronegócio, que através de uma gestão tributária especializada torna o fluxo e a administração com resultados positivos quando calculados a cada remessa feita. O TaxBox é uma inteligência tributária que tem por experiência a análise em gestão tributária de alto nível e equilíbrio como soluções empresariais.