A tecnologia faz parte do nosso cotidiano. Seja em momentos de lazer ou de trabalho, as ferramentas tecnológicas auxiliam seus usuários em momentos diversos e podem ser incluídas para funções distintas. A Inteligência Artificial age como uma facilitadora da rotina dos profissionais auxiliando em atividades repetitivas em que a automação acaba sendo necessária.
Quando aplicada ao direito tende a ajudar os operadores na finalização de casos e no tratamento das testemunhas. Na área tributária, por exemplo, tendem a ser incluídas para a certificação do pagamento obrigatório de todos os tributos de uma empresa, ou ainda na revisão desses tributos para recuperação de pagamentos.
O que é IA?
A IA (Inteligência Artificial) é uma tecnologia pensada para se assemelhar à ação humana. Através do machine learning, o sistema é capaz de analisar algoritmos e trazer resultados esperados pelos operadores ou responsáveis por programá-la. Seu uso, portanto, não vem para substituir a ação humana.
Para evitar prejuízos é necessário implementar a ferramenta com cautela, se atentando às leis que a impactam, como a LGDP, e usando a ética e os direitos humanos como base para as ações. Empresas de diferentes portes podem utilizar a ferramenta, sejam elas de qualquer setor.
A Diana é um exemplo de inteligência artificial que pretende revolucionar o direito através da inovação e das melhorias. Conheça mais sobre os serviços oferecidos e solicite a sua demonstração através do site.
Aplicação no tributário
Por ser possível incluí-la em qualquer setor é compreensível sua ação na área tributária, considerada por muitos uma das mais extensas e complexas. O pagamento de tributos é uma atividade obrigatória importante de ser realizada por todos os indivíduos, e para as instituições essa atividade é ainda mais importante pois garante que estejam em compliance fiscal e permite que sua reputação seja mantida.
Dessa forma, a IA pode ser utilizada na organização dos tributos, com datas de pagamento, e na organização financeira da empresa.
Sendo assim, a tecnologia nesse sentido ajuda de forma preventiva evitando que as organizações recebam multas por atrasos no pagamento ou ainda caminhem para uma situação de dificuldade financeira e inadimplência.
Existem outros benefícios vistos com a introdução da IA para a certificação dos pagamentos, são eles:
- Mais agilidade no pagamento;
- Entendimento de falhas existentes que precisam ser corrigidas;
- Antecipação de erros dos valores pagos;
- Auxílio na tomada de decisão ao analisar o cenário e a melhor escolha para o tipo de negócio.
Recuperação de tributos
Outro motivo para incluir a inteligência é visando a redução dos valores pagos ou na recuperação dos tributos pagos em duplicidade ou erroneamente.
Este procedimento conhecido – como revisão tributária – costuma ser realizado somente por um profissional da área. No entanto, pode ser feito de uma maneira mais precisa e agilizada com a ajuda da inovação. Combinando a inteligência humana e artificial fica mais fácil restituir os tributos.
O pagamento equivocado ou em duplicidade tende a acontecer pela profundidade das leis tributárias e pelo fato de estarem em constante alteração. Somente um profissional capacitado, que compreende a área por completo, é capaz de aconselhar e mostrar às empresas o melhor caminho para o seu caso.
A Taxbox é uma inteligência tributária que visa sanar as dúvidas de seus clientes e ajudá-los em suas jornadas tributárias. Conheça mais sobre os serviços e consultoria oferecida acessando o site.