O pagamento de impostos é uma tarefa obrigatória para todas as empresas, independente do país em que estão localizadas. No entanto, o setor brasileiro possui uma carga tributária extremamente elevada quando comparado com outras nações, o que leva as empresas a buscarem por saídas para amenizar essa situação.
Entendendo a carga tributária brasileira
A carga tributária é uma relação feita entre a quantidade de tributos recebidos pelo governo e o produto interno bruto (PIB) de um país. Não obstante, no Brasil ela é tida como a relação da soma dos impostos federais, municipais e estaduais com o PIB. Atualmente chega a cerca de 33,90% do PIB, o que chamamos de carga tributária alta.
Ela costuma ser utilizada para projetos públicos e para contas públicas básicas, como para educação, cultura e saúde.
Maneiras de reduzir
Para as instituições, que possuem pontos diversos a serem considerados e uma agenda de pagamentos bem definida, diminuir a carga tributária de forma legal e adequada costuma ser positivo. Existem algumas formas de chegar até esse resultado. Confira alguma delas:
- Regime tributário
Escolher o melhor regimento tributário para a empresa costuma ser uma das primeiras ações a serem desempenhadas. Atualmente existem três regimes disponíveis para escolha e cada um deles possui uma maneira de pagamento, ou ainda possibilidades de não pagamento de certos tributos.
Sendo assim, as instituições podem escolher entre: Simples Nacional, Lucro Real, Lucro Presumido. Com o Simples Nacional, por exemplo, os impostos costumam ser pagos em apenas uma guia. Já o Lucro Presumido é conhecido por ser menos burocrático com as obrigações fiscais sendo reduzidas, enquanto com o Lucro Real é possível realizar a compensação de prejuízos fiscais.
Com esses pontos em mente os gestores conseguem tomar a melhor decisão, levando em consideração as necessidades da instituição.
- Oportunidades e benefícios fiscais
Com a complexidade do setor tributário é comum que erros sejam cometidos. Além disso, o setor frequentemente oferece oportunidades que podem ser consideradas pelas instituições, como é o caso do IPTU Verde e as teses tributárias, para que consigam diminuir os valores a serem pagos ou receber isenção.
- Planejamento prévio
Ter um planejamento tributário que considere todas as entradas e saídas, datas de pagamento e situação financeira atual é imprescindível. É a partir dele que a organização se moldará e montará estratégias para o atingir o crescimento. Também dá oportunidade de realizar mudanças com mais segurança visando a estabilidade e prolongamento das atividades.
Por fim, é válido destacar que contar com uma equipe especializada em tributação é a forma mais correta e segura de aplicar as ferramentas que levam a redução de carga tributária. Pelo conhecimento que possuem sobre as leis e por estarem familiarizados com as alterações constantes do setor, são capazes de entregar resultados mais assertivos e solucionar, com mais facilidade, os casos.
A Inteligência Tributária Taxbox oferece consultorias personalizadas e serviços diversificados para seus clientes, sempre analisando as prioridades e desejos da empresa. Saiba mais sobre a atuação do time acessando o site.