A agenda ESG (environmental, social, corporate governance) é um conceito de destaque dos tempos atuais, moldando e auxiliando as empresas a atuarem da forma correta e sustentável. A partir de ações voltadas para o meio ambiente, social e governança corporativa, as instituições acabam trazendo benefícios para si e promovendo mudanças que vão ser importantes a longo prazo.
Atuar conforme pedem as leis tributárias brasileiras em voga é um ação de governança corporativa, uma vez que mantém o funcionamento da instituição em questão e a impede de receber punições pelo não cumprimento.
No entanto, outras ações relacionadas ao direito tributário podem ser tomadas e serem direcionadas para a tríade. A extrafiscalidade é um exemplo disso. O termo está relacionado ao direcionamento de tributos para outras questões além da arrecadação.
Função extrafiscal
É notável e comumente revelada a complexidade que envolve o direito tributário. Para estar em dia com os tributos é necessário conhecer o sistema em que a empresa se encontra, entender sobre o impostos da organização e estar antenado com as novidades que costumam alterar a arrecadação.
Além desses tributos obrigatórios, as instituições podem decidir seguir com os extrafiscais, capazes de auxiliar no desenvolvimento econômico sustentável, sendo aplicadas para balancear a questão econômica com a sustentabilidade.
Um exemplo do seu uso está na utilização da extrafiscalidade pelo Poder Público para oferecer um tratamento tributário diferente a fim de gerar energia solar, uma ação que melhoraria o meio ambiente.
Sabe-se do impacto que as instituições possuem na natureza e no ecossistema. Dessa forma, a caminho extrafiscal por meio de benefícios fiscais, pode garantir uma estabilidade entre mercado e a questão sustentável.
Para estar de acordo com a obrigação tributária, em geral, e entender como começar a atuar com a extrafiscalidade é necessário obter o acompanhamento de um especialista da área. A Inteligência Tributária Taxbox oferece consultorias, aconselhamentos e averiguações para obter resultados positivos para as empresas. Conheça mais sobre os serviços.
Melhorias para a agenda
Com o aumento da crise climática, das complicações ambientais provocadas pelo desmatamento, queimadas e crescente produção de poluentes, é importante que haja esforços para alteração dessa realidade.
Para promover a preservação ambiental do Brasil, considerado um dos mais diversos do mundo, usufruir de mecanismos como a função extrafiscal é uma saída. Outras ações direcionadas às demais siglas – além da ambiental – podem ser tomadas.
Se preocupar com assuntos humanitários, com o bem-estar e saúde mental de colaboradores, com o combate ao trabalho infantil e proteção e privacidade dos dados de titulares são alguns dos atos que caminham em direção a agenda.
Benefícios para a instituição
Certas vantagens podem ser observadas quando a tríade é instaurada, são elas:
- redução de riscos;
- aumento de reputação com consumidores;
- mais investimentos a longo prazo;
- melhorias internas e não pagamento de multas.
O Práticas ESG atua, a partir de um time multidisciplinar e especializado, para auxiliar seus clientes com a inclusão da ferramenta na rotina. Portanto, estão presentes em todos os momentos dessa inclusão, desde a análise interna até a fase de divulgação. Entre em contato com o time para garantir sua aplicação.