Mecanismos legais para redução de pagamento de impostos

Mecanismos legais para redução de pagamento de impostos

Alguns mecanismos legais podem ser utilizados para reduzir o pagamento de tributos, um exercício obrigatório das empresas. Saiba quais são!
Compartilhar o post

O pagamento de impostos é um exercício obrigatório e importante de ser realizado por pessoas físicas e jurídicas. As instituições precisam estar alinhadas com as legislações e tributos que dizem respeito com o estabelecimento para que não obtenham as consequências do não cumprimento. Alguns mecanismos legais ainda podem ser utilizados para reduzir o pagamento, o que contribui para a economia ou restabelecimento destas empresas.

Assim, além de pouparem para manter o estabelecimento funcionando adequadamente, podem ainda utilizar destes dispositivos para melhor a situação financeira em que se encontram.

Saiba como manter a sua empresa em Compliance Fiscal

Ferramentas

1. Planejamento Tributário

O passo inicial para ver uma melhora financeira e uma redução nos tributos é se programar antecipadamente e manter os gastos com os impostos organizados. A realização desse planejamento tributário pode ser feita com o auxílio de um profissional e consiste em destacar em entender as ações passadas da empresa, os valores que recebe e suas despesas gerais, o que inclui principalmente os impostos.

Ao realizar um planejamento bem-estruturado as instituições também acabam evitando o pagamento duplicado ou indevido dos tributos e garantem a manutenção da legalidade.

2. Conhecer as datas dos pagamentos

Além de saber todos os tributos que são de responsabilidade da instituição é necessário estar por dentro das datas da realização do exercício. A organização aqui é a chave para que gastos desnecessários não sejam feitos, o que geralmente costuma acontecer quando há atrasos no pagamento.

A consequência do esquecimento são os processos que podem levar a venda de bens e a geração de multas que trazem uma má reputação para a marca.

3. Revisão Fiscal

A ferramenta já é conhecida e amplamente utilizada por empresas com dificuldades financeiras e que geralmente estão no começo da adversidade. Ela está relacionada com o olhar aprofundado para os impostos pagos nos últimos anos a fim de que sejam encontradas novas oportunidades de devolução do dinheiro dado aos tributos. Pode ser usada quando a empresa pagou em duplicidade, um valor a mais do que era para ser realizado ou pagou de forma indevida.

As oportunidades de revisão fiscal aparecem principalmente por conta das muitas mudanças vistas no setor tributário que influenciam na criação de teses tributárias vistas como grandes chances de análise das legislações.

Assistência de especialistas

Para passar pelo processo de revisão fiscal, e de outros mecanismos de diminuição dos impostos pagos, é necessário o acompanhamento de um profissional da área. Advogados focados na área tributária conseguirão administrar e trabalhar com mais facilidade com as demandas e responsabilidades financeiras da empresa.

A Inteligência Tributária Taxbox possui um time pronto para atuar na esfera consultiva e para posicionar os clientes no que precisarem. Entre em contato para conhecer mais sobre as atuações da Inteligência.

Veja mais:
entre em contato

O que podemos fazer para sua empresa?

Imprimimos inteligência e eficácia no controle tributário do seu negócio.